Engenharia
1. INTRODUÇÃO Os cabos de aço são elementos mecânicos utilizados para transmissões entre grandes distâncias. São também empregados para fins estruturais. É um tipo de transmissão bastante econômica levando em consideração a relação entre grandes distâncias e altas potências. O cabo de aço é composto, basicamente, por um conjunto de arames de aço, reunidos em um feixe helicoidal, constituindo uma corda de metal resistente aos esforços de tração e com a característica de possuir uma flexibilidade bastante acentuada. Inicialmente, os cabos de aço eram utilizados para transmissão de energia elétrica em grandes distâncias. Atualmente, o domínio de novas tecnologias e novas formas de transmissão e distribuição, os tornou praticamente obsoletos para este fim. Porém, para transmissões mecânicas e também para fins estruturais, os cabos de aço são ainda bastantes utilizados.
Figura 1 - A primeira máquina de fabricação de cabos de aço patenteada.
DEM/UFRJ - Elementos de Máquinas II – EEK 452 Cabos de Aço Prof. Flávio de Marco Filho
1
No Brasil o cabo de aço foi fabricado pela primeira vez em 1953 pela Companhia Industrial e Mercantil de Artefatos de Ferro – CIMAF, que já atuava na produção de parafusos. O objetivo era abastecer a demanda da construção civil, indústria mecânica, siderúrgica, mineração, bem como a automotiva e transporte.
Figura 2 – Fabricação dos primeiros cabos de aço – década de 50.
Os primeiros cabos de aço fabricados utilizaram arames da Companhia Belgo-Mineira e foram destinados a tratores e uso geral. A evolução dos cabos de aço no Brasil através dos anos é apresentada na figura 3, abaixo.
Figura 3 – Evolução da fabricação do cabo de aço no Brasil.
(Revista CNews no 13 - 2003 - Cimaf )
Atualmente máquinas modernas, como a apresentada na figura 4, possibilitam a fabricação de cabos com alta tecnologia no Brasil.
Figura 4 – Máquina planetária gigante.
DEM/UFRJ - Elementos de Máquinas II – EEK 452
Cabos