engenharia
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Disciplina de Técnicas Instrumentais Prof. 2012/1
G1
Aluna:
01 – Dentre os vários grupos de métodos analíticos, aqueles denominados métodos ópticos têm grande destaque nos meios acadêmico e produtivo, devido ao custo relativamente baixo e à grande amplitude de aplicações analíticas. Descreva o fundamento que rege os métodos analíticos e como é possível obter uma informação analítica a partir de energia radiante.
Os métodos analíticos dividem-se em métodos clássicos e métodos instrumentais. Os métodos clássicos (titulação e gravimetria) são mais simples e de baixo custo e os métodos instrumentais (ópticos, elétricos, separação, etc) apresentem precisão, sensibilidade e seletividade. Os métodos ópticos são métodos espectroscópicos baseados na radiação ultravioleta, visível e infravermelho. A principal classe de métodos analíticos baseia-se na interação da energia radiante com a matéria. Dependem ou da medição da quantidade de energia radiante de um certo comprimento de onda que é absorvida pela amostra (métodos de absorção), ou da emissão de energia radiante e da medição da quantidade emitida com um certo comprimento de onda (métodos de emissão).
02 – Discuta em detalhes pelo menos três requisitos para os métodos analíticos, destacando sua relevância para os mesmos.
Especificidade/seletividade: O termo especificidade, muitas vezes utilizado como sinônimo de seletividade, define a capacidade do método em detectar o analito de interesse na presença de outros componentes da matriz. Já a seletividade refere-se à capacidade de detecção de substâncias. O processo para demonstrar a especificidade do método depende do seu objetivo. Em diversas técnicas analíticas (como nas análises cromatográficas, por exemplo) esse parâmetro pode ser estabelecido pela comparação do resultado obtido com a combinação de vários fatores. Como substâncias diferentes podem apresentar respostas similares em