engenharia
Campus Piracicaba – PRC
Relatório de Qúimica
Curso: Engenharia Mecânica Alunos: Matheus lima; Leon Esquierro; Rafael Silva
Cromagem
A cromagem ou cromação é um processo de aplicação de cromo sobre um material, geralmente metálico, através de eletrodeposição (por imersão) segindo um sequência de banhos eletrolíticos, lavagens e ativações a fim de tornar as peças mais resistentes à corrosão, para alterar suas características elétricas ou apenas por motivos estéticos.Também é possível revestir peças de materiais não metálicos, como bijuterias e joias através de processos específicos.
Este tratamento de acabamento é utilizado em equipamentos industriais, automóveis e bens de consumo. É praticamente inoxidável e resistente à corrosão. Tem finalidade decorativa e anticorrosiva. Este tipo de banho é muito utilizado por colecionadores de carros e motos, recuperando assim a beleza original das peças. A aplicação do banho é resistente ao calor , não sofre embaçamento e destina-se as peças que antes eram pintadas, latonadas ou zincadas.
A cromagem é apenas um dos tipos de tratamentos de superfície pelo qual pode passar um material e trata-se de um processo de galvanoplastia assim como a zincagem, niquelação, prateação e outros (aplicação de zinco, níquel e prata, respectivamente).
Galvanoplastia
Galvanoplastia é um processo de blindagem onde os íons de metais em uma solução são levados a partir de um campo elétrico para revestir o eletrodo. O objeto cuja superfície usa o pólo negativo de uma fonte de energia, o ânodo, onde ocorrerá a redução do metal que será depositado na superfície, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o cátodo.
No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição dos elétrons