ECOMMERCE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Alessandro do Nascimento Gouvêa
Curso de Pós-graduação em Gestão Estratégia de Negócios
Polo de São José dos Campos, SP
RESUMO
Este artigo tem como objetivo descrever a importância da atuação das Micros e Pequenas empresas no segmento de e-commerce, considerando o crescimento deste nicho de mercado e sua recente mas já assimilada chegada à economia brasileira. O planejamento e a utilização adequados dos conceitos de Marketing servirão como estrutura para a gestão e desenvolvimento de ações que possibilitem posicionar a micro empresa no mercado virtual e garantir a sua sustentabilidade.
Palavras-chave: Estratégia, Planejamento, E-commerce.
1. INTRODUÇÃO
É crescente o número de empresas que ingressam no mundo virtual, o chamado e-commerce, oferecendo produtos com comodidade, eficiência e agilidade aos seus clientes. Estabelecer um relacionamento duradouro e contínuo com estes clientes é um dos objetivos pretendidos por essas empresas, motivadas não só pela sustentabilidade financeira, como também pelo fortalecimento da marca e consolidação da imagem.
Diante disso, faz-se necessária a utilização de estratégias mercadológicas buscando o posicionamento de mercado e a percepção de valor em relação aos seus clientes, antecipando-se às necessidades do mercado, contando com profissionais capacitados e compromissados no atendimento ao cliente de forma a surpreendê-lo.
Estratégia “... é manobra para atingir uma vantagem competitiva, pelo bom posicionamento da empresa em um setor econômico na qual se insere, graças ao bom conhecimento da cadeia de valor.” (Porter, 1986, p. 362).
Em uma estratégia de marketing, primeiramente deve-se analisar os ambientes externo e interno nos quais a empresa está inserida, identificando os fatores chaves de sucesso, desenvolvendo parcerias com objetivos comuns, mutuamente benéficas e de longo prazo entre a empresa e seus