Engenharia
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE - Prof. TAYLOR SOARES ROSA - 2/3/2010
UNIDADE 1 - CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE
METROLOGIA E INSTRUMENTAÇÃO
1.1 GENERALIDADES
Nos processos de fabricação de bens e produtos industriais a medição e o controle das variáveis envolvidas no mesmo se tornam cada vez mais importantes, pois otimizam os custos de produção através da redução de paradas no processo , bem como através do ajuste automático dos parâmetros que por ventura venham a oscilar durante a produção .
Os “instrumentos de medição” colocados nas plantas de processo, ou mesmo em equipamentos individuais, garantem antes mesmo do produto acabado, as condições para que sejam reduzidas ao máximo as perdas de produto fora das especificações de produção ou de projeto.
Dentre as principais grandezas medidas e controladas na maioria dos processos industriais, estão a PRESSÃO, TEMPERATURA, VAZÃO e o NÍVEL. Além destas aparecem também força, umidade, rotação, acidez e etc. Entretanto antes de analisálas em separado, iremos estudar conceitos genéricos relativos à ciência da medição, seus instrumentos e os termos técnicos utilizados nesta área de conhecimento industrial. A relação completa dos termos relacionados com a metrologia e demais aspectos pertinentes a área podem ser encontrados na página do INMETRO e no VIM
(Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia).
METROLOGIA – Pode ser definido como “ciência da medição”. A metrologia abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em qualquer campo da ciência ou tecnologia. MEDIÇÃO – Conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza. MÉTODO DE MEDIÇÃO – Sequência lógica de operações descritas genericamente, usadas na execução das medições.
MENSURANDO - Objeto da medição, grandeza específica submetida à medição.
INSTRUMENTAÇÃO – Ciência que