engenharia
ENGENHARIA CIVIL
MINERAIS - SULFETOS
JARAGUÁ DO SUL
2014
MINERAIS - SULFETOS
Trabalho para obtenção de nota, referente à disciplina de Geologia, 5ª fase, do curso de Engenharia Civil.
Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
Professora: Sônia Richartz Prim.
JARAGUÁ DO SUL
2014
1 MINERAIS
Os minerais são compostos e elementos encontrados na crosta terrestre, sendo cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem.
Os minerais fomam-se de determiandos átomos de diferentes elementos em proporções adequadas, as condições fisicas também são responsáveis pelos padrões de minerais que se formam a partir dos compostos quimicos. Como propriedades físicas dos minerais de acordo com POPP (2012, pg. 45 e 46), temos peso especifico, a clivagem, a cor, brilho, fratura, magnetismo, risco e dureza.
1.1 SULFETOS
Estão de acordo com o POPP (2012, pg.48) “estão reunidos os minerais compostos de metais e metaloides combinados com enxofre, bismuto, telúrio e outros. São metálicos, com densidade elevada opacos e economicamente muito importante”.
Os sulfetos originam-se através de cristalização dos magmas, da desgaseificação dos magmas em profundidades e no fundo oceânico, Na superfície terrestre, pode formar-se desde que o ambiente seja redutor (anóxido), podendo mesmo formar-se devido a putrefação da matéria orgânica.
1.1.1 Argentita
A argentita de acordo com BRANCO (2008) é um sulfeto de prata Ag2S com 81,75%, prata é a importante característica deste metal. Suas cores são cinzenta, branco metálico, suas características são séctil, dureza 2 a 2,5 e maleabilidade.
Foto 01: Argentita
Fonte: Wikipedia (2014).
1.1.2 Calcocita