obesidade
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
Fabíola
Geovana
Maria Goret
Priscila
Vanessa
Além Paraíba
2014
APRESENTAÇÃO
O aumento da prevalência da obesidade em diversos países é tão expressivo que esta pode ser considerada como uma pandemia. Esse aumento da obesidade deve ser compreendido como uma resposta a um ambiente altamente obesogênico, predominante na sociedade atual, que favorece tanto o consumo de dietas de alta densidade energética, ricas em gordura saturada e trans e em açúcar como também a inatividade física (sedentarismo). A mídia e a tecnologia no século atual tem grande importância na vida das crianças como também na dos adultos, e influência muito no estilo de vida das pessoas. O presente trabalho mostrará como essa influência pode causar um estilo de vida não saudável pra os telespectadores, e como as crianças podem ser influenciadas de maneira criativa sobre alimentos não saudáveis.
Introdução
Nos últimos anos, numerosos estudos têm sido realizados para descobrir as verdadeiras causas da obesidade infantil. A maioria destes estudos têm identificado os erros nos hábitos alimentares como sendo o principal fator responsável por causar obesidade nas crianças. Além disso, a falta de atividade física bem como outros fatores genéticos têm sido identificados como principais razões por trás ganho de peso repentino em crianças.
Uma criança ou um adolescente com excesso de peso é mais vulnerável a outras doenças graves, como as cardiovasculares, a diabetes tipo II, a hipertensão arterial, a asma, mas também perturbações do sono e do foro psíquico, menor rendimento escolar e dificuldades de relacionamento social. As causas da obesidade podem ser caracterizadas de vários fatores:genéticos, por distúrbios nutricionais, por inatividade física, por alterações endócrinas, sedentarismo,