engenharia
(Professor: Sidclei) Vetores: (unidade 07)
A Física lida com um grande conjunto de grandezas físicas, que é tudo aquilo que pode ser medido.
Classificação:
a) escalar Dentro desta gama imensa de grandezas, podemos encontrar aquelas que, para ficarem bem caracterizadas, necessitam apenas de uma intensidade, ou seja, um número acompanhado de uma unidade de medida. São exemplos de tais grandezas: tempo, massa, temperatura, comprimento,área , volume, energia, pressão, etc.
b) vetorial
Outras grandezas físicas, denominadas grandezas vetoriais, necessitam, de completa caracterização ,isto é ,além da intensidade( módulo), uma orientação espacial, caracterizada por uma direção e um sentido. Além disso, enquanto a intensidade de uma grandeza escalar pode, em alguns casos, ser negativa, a intensidade de uma grandeza vetorial é sempre positiva. Este é o motivo pelo qual denominamos esta intensidade de “módulo”. São exemplos de tais grandezas: deslocamento, velocidade ,aceleração ,força, Impulso ,Quantidade de movimento,campo elétrico, campo magnético, etc.
Observacão:
Lidar com grandezas escalares é relativamente fácil, principalmente quando desejamos somá-las ou subtraí-las. Não podemos esquecer que tais operações exigem que as grandezas sejam da mesma espécie. Com as grandezas vetoriais, estas operações são um pouco mais complicadas.
GRANDEZAS ESCALARES X GRANDEZAS VETORIAIS
Vetor:
A melhor forma de lidar com uma grandeza vetorial é introduzir o conceito de vetor. Podemos dizer que um vetor é um segmento de reta orientado.
Vetor (do latim vector = condutor), como já dissemos é um instrumentos usado, principalmente pela física, que reúne "dentro de si" três informações sobre um corpo ou um móvel.
MÓDULO (intensidade, número real não-numérico)
SENTIDO
DIREÇÃO Geometricamente, o vetor é representado como abaixo.
Para facilitar a nossa compreensão vamos pegar um exemplo