Engenharia
1- CAD/TQS – software para cálculo estrutural. Software desenvolvido e distribuído no Brasil é uma ferramenta essencial para o engenheiro civil, pois sua metodologia de trabalho agrega todas as etapas da elaboração de um projeto estrutural.
O software oferece o suporte desde a entrada de dados da estruturas passando por cálculos de flechas e esforços, dimensionamento e detalhamento de armaduras até a plotagem dos desenhos finais que serão utilizados na construção e hoje é o mais completo e utilizado software de concepção de estruturas. Este software será o estudo de caso deste trabalho.
2- Strap – software de análise estrutural. O Strap (structural Analisysis Program) analisa as estruturas por elementos finitos (barras, planos e sólidos). É um software de fácil manuseio, pois suas interfaces são de forma gráfica o que permite ao operador a visualização imediata dos resultados desejados.
O programa possui em sua biblioteca diversas concepções de estruturas típicas com parâmetros padronizados e ancorados em normas o que facilita a entrada de dados permitindo a analise de pórticos planos e treliças, grelhas e reservatórios de água (SAE, 2009).
3- Multicalc – software para cálculo estrutural. Software desenvolvido para concepção de edificações de concreto armado utilizando um sistema gráfico de entrada de dados associados a análise estrutural, com o mesmo podese realizar cálculos de blocos, sapatas, vigas, pilares e os resultados podem ser visualizados em 3D.
4- Ftool – software para cálculo estrutural. Ferramenta muito utilizada na análise do comportamento de estruturas bidimensionais. Com o Ftool é possível construir uma infinidade de modelos estruturais demonstrando alguns parâmetros gráficos como diagrama de momentos fletores cortantes e esforços normais.
Software muito utilizado em instituições de ensino por sua utilização simples o seu objetivo principal é demonstrar ao aluno os princípios básicos de