Engenharia
Essa atividade é importante para aprender a desenvolver os cálculos necessários para a construção de um sistema moto-redutor. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto da máquina. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar o RPM do misturador na tabela abaixo:
Final Somatória = Valor RPM
1 e 2 16 rpm
3 e 4 19 rpm
5 e 6 22 rpm
7 e 8 24 rpm
9 e 0 28 rpm
A somatória dos RA´s = 16 isso significa queo nosso misturador funcionará a 22 rpm.
Passo 2 (Equipe) Pesquisar em sites de fabricantes de motor redutores os tipos disponíveis para mercado.
Escolher 5 tipos e listar as suas características, lembrando que estaremos trabalhando na indústria alimentícia
1- Motox Siemens
Estrutura do novo padrão em motores de engrenagem
Nos quesitos desempenho e confiabilidade, MOTOX é a sua escolha. Com os benefícios acrescidos do maior torque da unidade de engrenagem comparados aos encontrados no mercado, os motores de engrenagem MOTOX da Siemens proporcionam alcances de até 200 kW. Eles podem atingir um torque de unidade de engrenagem de até 20.000 Nm com eixo paralelo e unidades de engrenagem cônica. E, naturalmente, também cumprem com todos os regulamentos internacionais inerentes.
Disponível em:http://www.industry.siemens.com.br/drives/br/pt/moto redutores/motox/pages/motox.aspx Acesso em 14/09/2012
2- Modelo integrante da linha Vertimax
possui mancal axial e permite a integração de motor acoplado direto, sendo indicado para extrusoras de pequeno e médio porte. Opera com reduções de 5,6 a 28 e capacidade de 680 a 13.000 Nm. Oferece diversas possibilidades de motorização e pode ser fixado na posição horizontal ou vertical.
Disponível;http://www.nei.com.br/produto/2011/05/motorredutor+cestari+indl+e+coml+sa.html
Acesso em 14/09/2012
Motoredutor de