Pirometalurgia
PIROMETALURGIA:
1) Por que considerar os aspectos de engenharia quando do estudo da pirometalurgia?
Para definir qual é o melhor reator e desenvolver processos com maior eficiência.
Aspectos de engenharia abordados: transferência de calor, separação sólido-gás, compactação de pós, oxidação de uma fase sólida, oxidação de uma fase fundida, reações metalotérmicas.
2) Em que consiste as três etapas (aspectos químicos) da pirometalurgia? Em todo processo pirometalúrgico são necessárias as três etapas?
As três etapas são: - tratamentos preliminares: colocar o metal numa forma mais apropriada para a sua extração (muda o metal de classe química). No caso de sulfetos temos o exemplo da ustulação (oxidação parcial, sulfatante, oxidante); e no caso dos óxidos a desidratação, calcinação e cloração;
- extração/obtenção do metal: extração ou liberação do metal de seus compostos. Ex: dos oxidados separa-se do oxigênio (redução); dos sulfetados separa-se o enxofre (conversão);
- refino do metal: depende essencialmente da aplicação, e a aplicação depende do grau de pureza. São três os tipos de refino: químicos, eletroquímicos e físicos. Exemplos: Níquel ( processo químico denominado carbonil; cobre ( por oxidação seletiva.
Não. A única etapa que não pode deixar de existir é a extração/obtenção. O tratamento preliminar não é necessário quando o metal já encontra-se na natureza em forma adequada para sua extração, e o refino não é necessário se na extração o grau de pureza já é adequado à aplicação.
3) Quando é que se justifica a operação de ustulação de um minério e/ou concentrado? Qual o reator mais adequado para sua realização?
A ustulação é um tratamento preliminar e visa colocar o metal em uma forma adequada para a sua extração. Quando não de consegue extrair o metal a partir de um minério sulfetado, deve-se alterar a classe química do mesmo através da ustulação.
Precisa-se de um equipamento que