metais
Sua História
O primeiro metal descoberto foi o cobre, ainda na pré história, no oriente médio.
Com a descoberta deste material e posteriormente de outros metais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as de pedra. Com o uso do metal também foi possível fabricar a roda.
Hoje em dia ele é encontrado em nossa casa (ex: panelas, armários, talheres), nos automóveis, nas embalagens de alimentos, etc.
Ele é sólido, não deixa passar luz (é opaco) e conduz bem a eletricidade e o calor, possuindo um brilho especial chamado de metálico. Quando aquecido é maleável, podendo ser moldado em várias formas, desde fios até chapas e barras. Os metais podem ser encontrados misturados no solo e nas rochas, sendo chamados de minérios.
Composição
Os minérios são substâncias encontradas em solos e rochas de onde é possível extrair os metais. Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já na forma a se utilizada. Outros, como o aço e o bronze, precisam ser associados a outras substâncias (ex: aço = ferro + carvão).
Tipos de Metal
Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito.
Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercúrio (que é líquido) e o sódio (que é leve). Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata.
Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não ferrosos.
Processo de obtenção
Na natureza, os metais não se apresentam da mesma forma como são vistos no diaadia em fios elétricos, baterias de relógios, veículos automotores e estruturas de edifícios. Nem são tão facilmente identificáveis quanto na tabela
periódica. Longe disso, quando encontrados nas rochas em seu estado bruto, os metais estão associados a outros metais ou a impurezas indesejáveis. Para que tomem a forma a que estamos acostumados e tornemse aproveitáveis para o
ser