a Educação brasileira
Este trabalho tem o objetivo de relacionar o contexto de aprendizado dos acadêmicos com relação ao conhecimento prévio de história da educação e suas políticas e organização básica da educação para a formação do pedagogo. As orientações defendidas pelos movimentos voltados para os direitos da infância no final da década de 1980 procuraram superar uma concepção restritiva do que é ser criança e adolescente, caminhando para uma representação que reconhece direitos e demanda políticas dos que ainda não atingiram a maioridade. Diante dos atuais desafios da educação básica, a formação do professor para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental é alvo de políticas públicas, de inúmeros estudos, pesquisas e debates, considerando o atual contexto de intensificação dos trabalhadores da educação como comprometidos com a resolução dos problemas do ensino e responsáveis pelo desenvolvimento da escola (KUENZER, 1998). Assim, a formação do professor requer que se observe e se dê atenção aos cursos responsáveis por essa tarefa. Atualmente, a responsabilidade pela formação desses profissionais em nível superior é dos cursos de licenciatura. Conforme art. 62º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN, Lei nº 9.394/96. Para tanto, entender a educação atual é de suma importância conhecer história da educação.
2. DESENVOLVIMENTO
A educação é um processo universal que liberta e escraviza ao mesmo tempo, porque na maioria das vezes, quando somos criança, estudamos obrigados por nossos pais, porém quando adultos, conseguimos perceber a diferença que o estudo faz em nossas vidas. Pode se dizer que o estudo é a base de nossas vidas.
Nesse contexto, a educação existe desde o inicio da humanidade, isto é certo. Com certeza todo pedagogo atual ou acadêmico, um dia vai estar em uma sala de aula e se deparar com perguntas sobre a história da educação, havendo aí a necessidade de saber explicar