Engenharia
O USO
DOS
DIS PO SI TIVOS DR
Como vimos anteriormente, o dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano.
Dessa forma, um completo sistema de aterramento, que proteja as pess oas de um modo eficaz, deve conter, além do fio terra, o dispositivo DR.
Bipolar
Tetrapolar
61
INSTALAÇÕ ES E LÉ TRI CA S R ESIDENCIA IS
RECOMENDAÇÕES
E
EXIG ÊNCIAS
DA
NBR 5410
A NBR 5410 exige, desde1997:
A utilização de proteção diferencial residual (disjuntor ou interruptor) de alta sensibilidade em circuitos terminais que sirvam a:
• tomadas de corrent e em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e, no geral, a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens;
• tomadas de corrente em áreas externas;
• tomadas de corrente que, embora inst aladas em áre as inter nas, poss am alimentar equipamentos de uso em áreas externas;
• pontos situados em locais contendo banheira ou chuveiro.
NOTA: os circuitos não relacionados nas recomendações e exigências acima po derão ser protegidos apenas por disjuntores termomagnéticos (DTM).
62
INSTALAÇÕ ES E LÉ TRI CA S R ESIDENCIA IS
Aplicando-se as recomendações e exigências da
NBR 5410 ao projeto utilizado como exemplo, onde já se tem a divisão dos circuitos, o tipo de proteção a ser empregado é apresentado no quadro abaixo:
Circuito
nº
Tipo
Tens ão
(V)
Local
Sala
Dorm. 1
127 Dorm. 2
1 Ilum. social Banheiro
Hall
Copa
Cozinha
Ilum.
2 serviço 127 A. serviço
A. externa
Potência
Q ua nt id ad e x Total po tê nc ia (VA ) (VA )
1 x 100
1 x 160
1 x 160
1 x 100
1 x 100
1 x 100
1 x 160
1 x 100
1 x 100
Seção dos nº de
C orrente circuitos cond utores
(A)
(m m2)