Engenharia
A proteção contra a corrosão é uma consideração essencial na seleção de um aço para uma aplicação estrutural específica. A corrosão pode reduzir a capacidade de carga de um componente pela redução do seu tamanho (seção transversal) ou por ataque localizado (pitting) que além de reduzir a seção transversal na região atacada pode aumentar a tensão iniciando a formação de trincas.
Todas as medidas preventivas que impedem ou eliminam a corrosão irão aumentar a vida do componente e sua confiabilidade.
Os fatores a considerar para a seleção do método de proteção são:
Condições ambientais
Custo
Grau de proteção necessário
Conseqüências de falha imprevista em serviço
A proteção pode ser feita das seguintes formas:
Criação de uma barreira impermeável entre o aço e o meio corrosivo
Introduzindo uma substância que inibe a ação química da corrosão
Induzindo uma atividade galvânica que atua contra a atividade galvânica da corrosão
Vamos ver neste trabalho todas as etapas da corrosão assim como a maneira de prevenirmos.
Desenvolvimento
A corrosão nas armaduras de concreto é uma das patologias mais frequentes das edificações, especialmente quando expostas a ambientes agressivos como os da orla marinha. Os produtos da corrosão das armaduras, por terem um volume muito maior do que o do metal que o originou, determinam o fissuramento do concreto seguida de desplacamento, o que expõe a armadura diretamente ao meio de exposição. Nestas condições, os reparos têm custos muito elevados.
Diagnosticar prematuramente o inicio da corrosão das armaduras reduz drasticamente os custos de manutenção, pois medidas mitigadoras podem ser tomadas com o concreto de cobertura fisicamente integro.
Temos vários tipos de corrosão abaixo alguns:
Tipos de Revestimentos
Existem inúmeros tipos de revestimentos, variando desde a simples lubrificação da superfície com óleo, que é uma medida protetiva de baixo custo, até a eletrodeposição de