Engenharia
A casa montada em contêiner aparentemente tem buscado soluções construtivas ecológicas e de baixo custo para projetar, sem deixar de lado o conforto e bom design que uma moradia pode se ter. Ela não depende, entre outros fatores, de muitos materiais envolvidos na construção civil.
Basicamente, a casa é composta com um revestimento na parte inferior com uma manta de fibra de vidro, isolante térmico ou madeira, cobertura simples, hidráulica descomplicada, porcelanato no piso e não precisa de fundação para ser sustentada.
Este estudo tem por objetivo determinar uma casa eficiente para pessoa com falta de espaço e terreno.
2 As vantagens de construir uma casa container.
No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é comum, no entanto a procura pelo material vem crescendo muito. Os equipamentos de carga são usados para o transporte durante dez ou 15 anos. Usá-los na construção de casa é uma forma de reaproveitar este material, que além de ser mais sustentável, pode ser econômico.
Eis algumas vantagens da utilização de contêineres em um projeto de engenharia ou arquitetura Figura 1:
Reutilização de materiais para estrutura da casa: o projeto utiliza containers marítimos em desuso, aproveitando material nobre descartado. Economia de recursos naturais que não foram utilizados na construção da casa: areia, tijolo, cimento, água, ferro etc. Isso gera uma obra mais limpa, com redução de entulho e de outros materiais.
Respeito ao perfil do terreno: mais economia e rapidez na terraplanagem. Em apenas um dia, os serviços de terraplanagem e limpeza do terreno foram totalmente executados.
Impermeabilização máxima de 15% do terreno preserva o solo e lençol freático: o projeto respeita ao máximo o relevo natural do terreno, evitando interferências no solo e no lençol freático. Mais de 85% do terreno fica permeável, contribuindo para absorção da água das chuvas.
Preservação das árvores no terreno e projeto