Engenharia
EXPERIMENTO Nº 2 – Oxidação do ferro
Experimento A adaptado da Royal Society of Chemistry http://www.practicalchemistry.org/experiments/intermediate/oxidation-andreduction/how-much-air-is-usedduring-rusting,208,EX.html Experimento A
1. Coloque aproximadamente 3 cm de fios de ferro ou palha de aço no fundo do tubo de ensaio e umedeça com água.
2. Adicione água em um béquer de 250mL. Inverta o tubo de ensaio contendo o fio de ferro e coloque-o no béquer com água, conforme Figura 1 (para que o tubo de ensaio permaneça na posição, usar garra e suporte de ferro). Meça a altura da coluna de ar dentro do tubo com a régua.
Figura 1 - Demonstração do experimento
3. Deixe o material descansar por uma semana.
4. Após esse período, sem retirar o tubo da água, meça novamente a coluna de ar dentro do tubo.
Experimento B
1. Pese 3 porções com massas bem próximas de palha de aço
2. Coloque 1 porção em cada béquer de 50mL. Numere os béquers com caneta de retroprojetor. 3. No béquer 1 adicione 20 mL de água destilada
4. No béquer 2 adicione 20 mL de HCl 0,01M
5. No béquer 3 adicione 20 mL de HCl 1M, todas as adições com auxílio da proveta.
6. Observar após uma semana
Entendendo o experimento
O processo de corrosão provoca inúmeros prejuízos à indústria, e traz muitos transtornos no nosso dia a dia, a exemplo dos estragos provocados pela ferrugem nos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e mesmo nos brinquedos.
Grande parte dessa perda se deve à corrosão do ferro e do aço (uma liga metálica formada basicamente por ferro (Fe) e carbono (C)), embora muitos outros metais também sofram corrosão.
Em relação ao ferro, a gravidade dos prejuízos deve-se muito ao fato de que seu óxido, formado na sua oxidação, não se adere à superfície do metal que sofreu a oxidação, e assim descama facilmente. Isto provoca fraqueza estrutural e desintegração do metal.
A corrosão ocorre na presença da umidade. Quando o ferro é exposto ao ar