Engenharia
Apostila
Índice
1. TENSÃO 2
1.1. Introdução 2
1.2. Equilíbrio de um corpo deformável 2
1.3. Tensão 13
1.4. Tensão normal média em uma barra com carga axial 13
1.5. Tensão de cisalhamento média 13
1.6. Tensão admissível 13
2. DEFORMAÇÃO 13
TENSÃO
1 Introdução
A resistência dos materiais é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as cargas externas aplicadaa a um corpo deformável e a intensidade das forcas internas que agem no interior do corpo. Esse assunto tambem envolve o cálculo das deformações do corpo e proporciona o estudo de sua estabilidade quando submetido a forças externas.
Resumo ( Analisar os princípios da estática para determinar os esforços internos resultates de um corpo.
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Quando o número de movimentos impedidos é maior que o necessário para impedir o movimento de corpo rígido da estrutura, diz-se que a estrutura é hiperestática, ocorrendo uma situação indesejável de equilíbrio estável.
Nesse caso, as equações universais da Estática não são suficientes para a determinação das reações de apoio, sendo necessárias equações adicionais de compatibilidade de deformações.
[pic]
[pic]
[pic]
2 Equilíbrio de um corpo deformável
Haja vista o importante papel desempenhado pela estática no desenvolvimento e na aplicação da resistência dos materiais, também e muito importante que seus fundamentos sejam bem compreendidos.
Cargas externas ( Um corpo pode ser submetido a vários tipos do cargas externas; todavia, qualquer uma delas pode ser classificada como uma força de superfície ou uma força de corpo (Figura 1).
[pic]
Figura 1
Forças de superfície ( Como o nome sugere, forças de superfície são causadas pelo contato direto de um corpo com a superfície do outro. Em todos os casos, essas forças estão distribuídas pela área de contato entre os corpos. Se essa área for pequena em