Ciência, tecnologia e sociedade
Ao ouvirmos a palavra ciência, automaticamente milhares de pensamentos surgem em nossos cérebros, mas, no entanto quando somos indagados sobre o que é a ciências, em vez de ideias surgem vários pontos de interrogação.
Definir ciência não é uma coisa tão simples assim, pois a mesma não se trata apenas da catalogação de fatos observados ou eventuais estudos. Se há alguns anos min perguntassem palavras relacionadas à ciência provavelmente diria: conhecimento, experimento, estudo, progresso e etc. Hoje após ter ingressado na faculdade percebi que ciência não tem um significado concreto ou rígido, ou seja, não é um consenso. Ciência é na verdade uma grande discussão, pois é a partir dos diferentes pontos de vista que muitas coisas são estudadas, possibilitando assim a prática do conhecimento.
TECNOLOGIA
Tecnologia é apenas a consequência de estudo da ciência, ou melhor, são as aplicações da ciência. Essa palavrinha costumeiramente ouvida no nosso cotidiano, em primeiro momento faz lembrarmos-vos dos sofisticados aparelhos celulares, notebooks, ipad, iphone, satélites artificiais, carros luxuosos e etc.
Realmente isso é tecnologia, mas tomemos cuidado, pois também são tecnologia as primeiras ferramentas produzidas pelo homem no período neolítico. Isso significa que a tecnologia possui um entender diferente para cada época, assim como a mesma foi surgindo e aperfeiçoando-se de acordo com as necessidades das épocas vividas.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Como podemos perceber ciência e tecnologia estão correlacionadas divergindo para um aspecto comum: SOCIEDADE.
Devemos estar nós perguntando: Tudo isso surgiu por min? Para min? Pois bem, qual seria a emoção de estudar, observar, entender e aplicar tal conhecimento se não tivéssemos a quem o ofereces. Basicamente tudo começa de uma simples necessidade, a partir daí o homem (não como um único ser, mas como conjunto) irar tentar procurar algo que possa oferecer melhor conforto.
Tudo isso é maravilhoso,