Rio+20
UCS0104 – Epistemologia
Profª Giovana Dalmás
Aluna Dabiana Rodrigues
Contribuição Brasileira à Rio+20
O documento que trata da contribuição brasileira foi elaborado com base em consultas à sociedade e a órgãos do Governo. Nele há, em itens, propostas do Brasil para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Nos itens deste documento está incluído o processo de multilateralismo, apresentado como base conceitual pelo Brasil à Rio+20, de forma que todos os países trabalhem unidos.
A erradicação da pobreza extrema é um dos itens muito importantes do documento. Como se sabe existe um índice elevado de pobreza em países já sendo considerados uma das potências mundiais, como o Brasil por exemplo. Apesar disso, o país tem alcançado importante redução da pobreza e da desigualdade através da proteção social e da inserção produtiva. Já vários outros países ainda apresentam progressos pouco encorajadores, sem muitos resultados positivos.
A falta de renda familiar suficiente para obter alimentação necessária é a principal causa de insegurança alimentar e nutricional. Isso é descrito no item “Segurança alimentar e nutricional” onde fala que este cenário é causado pelos altos preços dos alimentos devido a fatores como variações climáticas que atingem a agricultura. Porém a alta demanda de alimentos em países em desenvolvimento contribua para o aumento dos preços internacionais, gera crescimento da produção com bons efeitos em índices de emprego e renda.
Contudo, ainda há muitos outros problemas a serem solucionados descritos no documento “Contribuição do Brasil à Rio+20”. O mais importante para a solução é o multilateralismo, onde todos os países se unam e se sintam incluídos em tudo que foi discutido para melhorar o planeta. Assim, não só os governos e autoridades devem fazer diferença resolvendo variadas questões, mas todos os habitantes dessa fascinante e fantástica fábrica de vidas que é a