Ciência, tecnologia e sociedade
As discussões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade visam avaliar as transformações que ocorrem na sociedade. Há a necessidade de ampliar a análise sobre o tema para observar a extensão desta evolução e como ela se reflete na sociedade. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo efetuar uma reflexão sobre a temática abordada. Para tanto, foi feita uma revisão teórico-empírica na literatura clássica sobre o tema e pesquisas em base de dados oficiais tais como, o Ministério da Ciência e Tecnologia, nas pesquisas realizadas pelo instituto de pesquisa da Universidade de São Paulo e nas pesquisas da Confederação Nacional da Indústria. Como principais resultados constatou-se que os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade revelaram as ações adotadas pelos governos e como os problemas se estruturaram com relação à Ciência, Tecnologia e Sociedade nos países latino-americanos, a adaptação desses países à globalização, trazendo à tona as formas de incentivo encontradas pelo Estado para incentivar às políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, revelando também as dificuldades e desequilíbrios nesse processo de transição. Constata-se que é preciso maiores reflexões e principalmente, maiores esclarecimentos quanto aos benefícios dessas políticas para a sociedade.
Os estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (habitualmente identificados pelo acrônimo CTS) apresentam-se como uma análise crítica e interdisciplinar da Ciência e da Tecnologia num contexto social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico.
Hoje, as questões relativas à Ciência e à Tecnologia e suas importâncias na definição das condições da vida humana, extrapolam o âmbito acadêmico para se converterem em centros de atenção e de interesse do conjunto da sociedade.
Ciência, Tecnologia e Sociedade configuram uma tríade mais complexa que uma simples série sucessiva, e sua combinação obriga a analisar suas relações recíprocas