ciencia tecnologia e sociedade
A palavra “ciência”, no latim significa conhecimento. A ciência pode ser definida como um meio de adquirir conhecimento a partir de um método científico. O método cientifico é entendido como sendo o conjunto de regras básicas para que sejam obtidos resultados confiáveis. Ele engloba a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e a conclusão. A partir disso, a ciência pode construir e aumentar o conhecimento das pessoas.
A palavra “tecnologia”, em grego significa ofício no sentido de produzir algo estudando. A tecnologia envolve o conhecimento cientifico e as ferramentas e as técnicas capazes de transformar o ambiente natural através da construção artificial.
Atualmente, esses dois termos, “ciência” e “tecnologia” caminham juntos, na medida em que a tecnologia coloca a ciência em prática.
Por burguesia entende-se a classe dos capitalistas modernos, proprietários do capital e dos meios de produção e empregadores de trabalho assalariado. A burguesia pode ser constituída por comerciantes, proprietários de terras, donos de indústrias, ou seja, a burguesia é a classe que possui as maiores riquezas. A classe dos burgueses surgiu a partir da Revolução Francesa quando mercadores começaram a crescer em seus burgos.
O capitalismo pode ser entendido como um sistema econômico em que os meios de produção são de propriedade privada que procuram fins lucrativos. Por exemplo: os lucros obtidos em uma industria capitalista são distribuídos entre os proprietários para investimento e pagamento de funcionários, que investem a forca de trabalho. Nesse sistema, o governo não interfere na economia da empresa. O capitalismo consiste no acumulo de capitais e produção de riquezas e conta com meios tecnológicos. O sistema começou nos séculos XV e XVI na busca de riquezas durante a expansão marítima.
Como a ciência e tecnologia vêm se instalando no mundo? Qual a ideologia que