MARCA DE REGISTRO
Durante a preparação de um trabalho artístico para impressão, várias marcas são necessárias para forçar o dispositivo de impressão a registrar precisamente os elementos desse trabalho artístico e verificar as cores corretas. Você pode adicionar os seguintes tipos de marcas de impressora a um trabalho artístico:
MARCA DE REGISTRO
Pequenos alvos fora da área da página para alinhar as diferentes separações em um documento colorido.
Aí está uma imagem das nossas queridas marcas de corte e registro , para que você possa se familiarizar. Elas ficarão sempre nas extremidades da imagem. O círculo se chama marca de registro e os traços maiores chamam-se marcas de corte e essas duas ferramentas estão quase sempre juntas.
A marca de registro tem como finalidade auxiliar no registro de impressão ( você pode escutar uma expressão bastante comum no meio gráfico que é: as cores estão “casando”, ou seja, uma sobreposta a outra formando a cor desejada).
Para entendermos melhor a marca de registro, precisamos entender o processo de impressão. Vou tratar neste tutorial apenas da questão de finalização para revistas e impressos em off-set. Em caso de finalização de anúncios para o meio jornal não se utiliza este recurso, mas em breve farei um tutorial sobre como finalizar anúncios para este meio.
Sabendo que o processo de impressão faz uso das cores pigmento (CMYK), conseguimos entender que as máquinas off-set possuem 4 rolos que comportam cada um uma cor. Mas não vou me aprofundar em termos técnicos de maquinário, para que você não se perca.
Entendendo basicamente como funciona o sistema de impressão, agora, suponho que você já tenha uma base no que diz respeito à formação das cores. Por exemplo, o ciano com o amarelo forma o verde. A marca de registro servirá como diretriz, para que no processo de impressão, o ciano “case” com o amarelo. Caso contrário, podem haver falhas no impresso.
São marcas em forma de cruz em um círculo, usadas para controlar a