registro de marcas
As marcas já eram utilizadas antes da Revolução Industrial. Nas oficinas medievais, o artífice obrigatoriamente colocava o seu sinal nos produtos como ouro, prata e tecidos. Este era um símbolo particular que se tornou a marca registrada do fabricante. Hoje vivemos sob o domínio de signos. Nesse contexto, a marca de uma empresa ou produto é a síntese de seus valores. Mais do que um cartão de visitas, a marca é um elemento intemporal já que remete com mesmo poder ao passado, presente e futuro da empresa.
O Logotipo ou logomarca de uma empresa forma a base para a identificação da organização tanto internamente quanto para o mundo exterior. E a imagem que sustenta a empresa mundialmente. Aparece antes mesmo de qualquer produto ser vendido ou serviço prestado. È a cara da empresa.
2 A IMPORTÂNCIA DE UMA MARCA
Uma marca, segundo a definição da AMA (American Marketing Association) é: “um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência.” Uma vez que as marcas residem, do ponto de vista de sua significação, na mente dos potenciais clientes, seu emprego é praticamente ilimitado. Qualquer item, animado ou não, que possa diferenciar-se em alguma dimensão, poderá dar origem a uma marca.
Marcas, como Patentes, compõem um direito mundialmente conhecido como Propriedade Industrial. Erroneamente se fala em "patentear" uma Marca, quando o correto é "registrar" uma Marca. Daí a expressão: "Marca Registrada".
Diante de um cenário cada vez mais competitivo, registrar sua Marca é o principal passo para garantir seu direito no mercado. A Marca passou a se constituir o diferencial de maior responsabilidade na decisão de compra de um produto. São elas, em muitos casos, as únicas diferenças entre um produto e outro.
Somente com a Marca Registrada tem-se exclusividade de uso e garantias contra o uso indevido ou