Engenharia
Este tipo de termômetro é baseado no fenômeno da flexão térmica.Uma felxão térmica ocorre sempre quese se justapõem duas Lãminas metálicas de matériais deferentes,portanto de coeficientes de dilatação térmica diferentes,fixando-as uma outra .A flexão dar-se-á para o lado do metal que tiver menor coeficiente de dilatação.
A equação básica que rege esta relação é:
Onde: t = temperatura do metal em ºC to = temperatura de referência do metal em ºC (normalmente 0ºC)
Lo = comprimento do metal à temperatura de referência
Lt = comprimento do metal à temperatura t em ºC α = coeficiente de dilatação linear
∆t = t - to
-Partes Constituintes e Funcionamento
Baseado no fato de que dois metais diferentes modificam as suas dimensões de modo desigual ao variar a temperatura, o termômetro bimetálico consiste em duas lâminas de metal justapostas, formando uma só peça e geralmente na forma helicoidal. Uma extremidade da hélice é fixa e a outra é ligada a um ponteiro que pode girar livremente sobre uma escala circular graduada.
Este termômetro pode ser construído de dois tipos:
-Tipos de Metais Utilizados
Para a construção de um termômetro bimetálico normalmente usa-se o Invar (64%Fe-36%Ni) como metal de baixo coeficiente de dilatação e o latão como metal de alto coeficiente de dilatação, porém, para temperaturas mais elevadas, utiliza-se também o níquel como metal de alto coeficiente de dilatação térmica.
-Aplicação
A principal aplicação para o termômetro a bimetal é em indicação local de temperaturas de processo industrial como em refinarias, queimadores de óleo, vulcanizadores de pneus, tanques de soldagem, a quente, torrefadores de café, aquecedores de água, tanques de têmpera, tanques elétricos de inserção, exaustores diesel e tanques de impregnação e no controle comercial e residencial de temperatura é usado associado a ar condicionado e refrigeração.
-Vantagens e Desvantagens -As vantagens do bimetal são:
1. Baixo