Atps de administraçao
CURSO CIÊNCIAS CONTABEIS 2° SEMESTRE
ECONOMIA
ANALISE DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Prof. Roberto
Rondonópolis 10 de setembro de 2012
A cerveja chegou ao Brasil em 1808 trazida pela família real portuguesa de mudança para o então Brasil colônia. Consta que o rei, não podia ficar sem consumir a bebida. Com a abertura dos portos às nações amigas de Portugal, a Inglaterra foi a primeira a introduzir a cerveja na antiga colônia. A cerveja ou chopp é a bebida mais consumida pelos brasileiros quando se comparam bebidas pelo número de doses consumidas anualmente. De todas as doses anuais consumidas por brasileiros adultos dos dois gêneros, de qualquer idade e região do País, em torno de 61% são de cerveja ou chopp, 25% de vinho, 12% destilados e 2% as bebidas ice.
A maioria do público consumidor ainda é o masculino, A cerveja, que aparece no topo das prioridades das compras dos homens, está em 54% dos lares brasileiros, mas as mulheres representam hoje cerca de 33% do consumo nacional de cerveja e segundo a Latin Panel, a cerveja é a bebida predileta de 29% das mulheres entre 30 e 39 anos.
O mercado cervejeiro brasileiro está em franca expansão e a cada dia apresenta novidades em termos de produtos ou embalagens, sejam elas nacionais ou importadas. A principal razão para esse resultado, foi o aumento médio de 7,3% no preço por litro, Os números de mercado confirmam a mudança no padrão de consumo dos bebedores.
Em 2008, as cervejas especiais movimentaram 409 milhoes de reais. Em 2009, o valor foi sete vezes maior, chegou a quase três bilhões de reais. As especiais já representam 5% dos dez bilhões de litros vendidos por ano no país, A expansão do mercado estimula as grandes empresas a investirem cada vez mais em novos produtos e na ampliação de suas empresas, para conseguirem atender ao mercado consumidor.
Em 2010 a AmBev liderou o lucro no setor de bebidas obtendo um valor de 26,3% superior a quantidade