Engenharia
Através do conhecimento das propriedades das ondas podemos obter o estudo de frequências naturais de oscilação das obras de engenharia civil e assim sendo muito utilizado para se evitarem problemas futuros em suas obras. Também é devido à compreensão das ondas (neste caso eletromagnéticas) que puderam se desenvolver os avanços na área de comunicação, principalmente via satélite e rádio.
* Classificação das ondas
Podemos classificar as ondas como um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.
Exemplo de onda: quando joga-se uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água.
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultra-violeta e microondas.
Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.
Conforme sua natureza as ondas são classificadas em: * Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos. * Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
Ressonância
É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de freqüência igual a uma de suas freqüências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.
Cada sistema físico capaz de vibrar possui uma ou mais frequências