Engenharia roma antiga
Alunos:
Carolina Beatriz
Jéssica Queiroz Renan Ribeiro
Rodrigo Mello
Wescley Gouveia
Denomina-se Roma Antiga a
civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século X A.C.. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo. A civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica, até se transformar em um império.
A Roma antiga contribuiu
grandemente para o desenvolvimento do direito, governo, guerra, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião e da linguagem no mundo ocidental.
Sua história continua a ter
uma grande influência sobre o mundo de hoje.
Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era
um enorme anfiteatro. Suntuoso, era o mais confortável da época.
Sua construção foi iniciada no
ano 72 D.C., por ordem do imperador Flávio Vespasiano, que decidiu erguê-lo no local de um antigo palácio de Nero, seu antecessor no comando do império. As obras levaram oito anos para serem concluídas e, quando tudo ficou pronto, Roma já era governada por Tito, filho de Vespasiano. Para homenagear seu pai, Tito batizou a construção de "Anfiteatro Flaviano". Coliseu reconstruído virtualmente.
A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da
estrutura; nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares.
Um corte transversal da arquibancada revela sua estrutura triangular.
O peso fica concentrado na parte externa. Em estádio modernos essa estrutura é feita em aço e concreto reforçado mas o Coliseu foi feito apenas com pedras.
O anfiteatro, o primeiro permanente erguido em Roma, funcionou
como o principal palco de lutas da cidade até o ano 404, quando o imperador Flávio Honório proibiu definitivamente os combates entre gladiadores.
Depois disso, o Coliseu