Tecnologias da Engenharia no Imperio Romano
Introdução
Neste trabalho veremos as principais obras de engenharia durante a época do império romano. Muitos feitos deram base para conceitos da engenharia da atualidade e também há feitos que intrigam pesquisadores do século XXI pela tamanha capacidade de criação com pouco recurso tecnológico, obviamente, comparado com os recursos da atualidade, pois na época, Roma era uma portadora de grande tecnologia, o que fez reinar durante séculos.
O termo "engenharia" em si, tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra "engenheiro", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "gênio", ou seja, uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.
Roma conseguiu marcar a história da engenharia com seus engenhosos inventos. Diante de tão pouco recurso, os imperadores romanos movidos pela necessidade ou até mesmo pelo simples fato de mostrar o seu “poderio”, fizeram construções admiráveis, tanto pela complexidade quanto pela duração da obra, em alguns casos. Algumas obras foram realizadas em tão pouco tempo que até mesmo com a tecnologia da atualidade não seria possível a realização.
Pode-se concluir então, que a engenharia é a capacidade de inventar, reinventar ou até melhorar diante de adversas circunstancias ou necessidade.
Surpreenda com as principais construções colossais de Roma.
Tecnologias Romanas
As tecnologias romanas e gregas antigas envolvem basicamente, a engenharia a mecânica pratica área do conhecimento humano relacionados com o planejamento, com construções e com a manutenção de edifícios e mecanismos de uso civil ou militar.
* Os romanos misturavam cal e rocha vulcânica nas estruturas de