Engenharia Elétrica
Área das Ciências Exatas e Ambientais
Curso de Engenharia Elétrica – 3º período
Relatório das aulas de Física Experimental II:
Meios de propagação do calor
Influência da pressão no ponto de ebulição
Mudança de fase
Professor (a): Daniele Simoneti
Disciplina: Física Geral e Experimental Il
Aluno: Rony Carlos Bedin Marcio Emerson Wismann Adauto Fernando Müller Marcos Ferrari Jean dos Santos
Chapecó – SC, setembro de 2012.
INTRODUÇÃO
A física é a ciência que estuda a natureza e os fenômenos naturais do Universo. Termologia é a parte da Física que estuda o calor e suas aplicações. O calor, também denominado energia térmica, é consequência do movimento vibratório das moléculas ou partículas de um corpo. Quanto maior o movimento vibratório mais quente é o corpo. O movimento das moléculas é denominado agitação térmica. E a agitação térmica está relacionada com a percepção que temos de quente e frio.
Teoricamente se variarmos a pressão exercida sobre uma substância, a temperatura na qual ela muda de fase sofre alterações. Um aumento da pressão acarreta um aumento na temperatura de ebulição, pois uma pressão mais elevada tende a dificultar a vaporização. Naturalmente, uma diminuição da pressão provoca um abaixamento na temperatura de ebulição. Através dos experimentos a serem realizados procura-se confirmar a teoria exposta em sala de aula, e visualizar de maneira generalizada as trocas de calor, as formas de propagação do calor e a influência da pressão sobre o ponto de ebulição. Também será possível verificar que existem várias formas de se variar a pressão em um sistema.
1. Meios de propagação de calor
1.1 A Condução
É a transmissão do calor de molécula para molécula de um determinado corpo. Ex.: Uma barra de ferro em que uma de suas extremidades é exposta ao fogo e após algum tempo o calor atinge a outra extremidade. É um exemplo de