engenharia eletrica
A capacitância ou capacidade é a grandeza elétrica de um capacitor, que é determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que atravessa o capacitor numa determinada freqüência.
A capacitância pode ser medida pela seguinte fórmula: Onde q é a quantidade de carga, dada em Coulomb e U é o potencial eletro estático, dado em Volts. Quanto maior for o material, maior capacitância ele terá.
Exercício 1: Um capacitor de placas paralelas possui placas circulares de raio 8,2cm e separação 1,3mm. Calcule a capacitância.
Capacitores Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica.
Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. A utilização dos dielétricos tem várias vantagens
A característica principal do funcionamento dos capacitores é o acúmulo de cargas opostas, em duas placas, separadas por um material isolante (chamados dielétricos) e essas placas ficam o mais próximas, uma da outra, o possível. Também devido a essa atração e orientação das cargas, um campo elétrico é criado entre as placas, através do material dielétrico do capacitor. Diferente do que muitos pensam, a energia que o capacitor armazena não advém das placas, e sim do campo elétrico entre elas. É, portanto, uma energia de campo eletrostático.
Esses capacitores podem ser encontrados em vários eletrodomésticos como, por exemplo, fontes,