engenharia eletrica
UNIDADE FACNET
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
1ºSEMESTRE/2012
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
TRABALHO SOBRE
ENERGIA TÉRMICA
Aluno: Eduardo Leite de Paula, 1030880153
Marcelo G. Maldonado,1030880973
Márcia dos Santos O. Martins, 1053014692
Mauro André C. dos Santos, 1043995672
Pablo Orsano Luiz, 1001801829
Turma: 5º Semestre B
TAGUATINGA – DF
2012
1. Transferência de Calor
Transferência de Calor (ou Calor) é energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura. Sempre que existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá transferência de calor. Por exemplo, se dois corpos a diferentes temperaturas são colocados em contato direto, ocorrera uma transferência de calor do corpo de temperatura mais elevada para o corpo de menor temperatura até que haja equivalência de temperatura entre eles. Dizemos que o sistema tende a atingir o equilíbrio térmico.
Está implícito na definição acima que um corpo nunca contém calor, mas calor é identificado com tal quando cruza a fronteira de um sistema. O calor é portanto um fenômeno transitório, que cessa quando não existe mais uma diferença de temperatura.
Os diferentes processos de transferência de calor são referidos como mecanismos de transferência de calor. Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção.
• Quando a transferência de energia ocorrer em um meio estacionário, que pode ser um sólido ou um fluido, em virtude de um gradiente de temperatura, usamos o termo transferência de calor por condução. A figura 1.1 ilustra a transferência de calor por condução através de uma parede sólida submetida à uma diferença de temperatura entre suas faces.
[ figura 1.1 ]
• Quando a transferência de energia ocorrer entre uma superfície e um fluido em movimento em virtude da diferença de temperatura entre eles, usamos o termo transferência de calor por convecção. A figura 1.2 ilustra a transferência de