Engenharia dos materias
1 – Um corpo de prova metálico de forma cilíndrica de 15,0 mm de diâmetro e 150 mm de comprimento deve ser submetido a uma tensão de tração de 50 MPa. Nesse nível de tensão, a deformação resultante será totalmente elástica.
a) Se o alongamento precisa ser de menos de 0,072 mm, quais dos metais na Tabela abaixo são candidatos adequados? Por quê?
b) Se, além disso, a máxima redução de diâmetro permissível é de 2,3 . 10-3 mm, quais dos metais na Tabela podem ser usados? Por quê?
[pic]
2– Um corpo de prova em ferro fundido dúctil, que possui uma seção reta retangular com dimensões de 4,8 mm x 15,9 mm, é deformado em tração. Usando os dados de carga-alongamento tabulados abaixo, responda:
a) Plote os dados na forma de tensão de engenharia em função da deformação de engenharia;
b) Compute o módulo de elasticidade;
c) Determine o limite de escoamento para uma pré-deformação de 0,2% e o limite de resistência à tração;
d) Qual é a ductilidade aproximada, em alongamento percentual?
e) Calcule o módulo de resiliência.
f) Estime a tensão e a deformação verdadeira. Para a tensão de engenharia σLRT.
[pic]
3 – A 3.24 mostra os cinco primeiros picos de difratograma de raios-X para o tungstênio, que possui uma estrutura cristalina CCC; foi usada a radiação X monocromática com comprimento de onda de 0,152 nm.
a) Indexe cada um desses pico
b) Determine o espaçamento interplanar para cada um dos picos.
4 – Calcule a energia para a formação de lacunas na prata, sabendo que o número de lacunas em equilíbrio na temperatura de 800 °C é de 3,6 . 1023 m-3. O peso atômico e a massa específica (a 800 °C) para a prata são, respectivamente, 107,9 g/mol e 9,5