engenharia dos materias estrutura atomica
ESTRUTURA CRISTALINA
1. Estrutura atômica relaciona-se com o número de protons e neutrons no núcleo de um átomo, bem como o número e a probabilidade de os eletróns constituentes. Por outro lado, a estrutura de cristal se refere ao arranjo dos átomos no material sólido cristalino. Uma estrutura cristalina é descrita por tanto a geometria, e arranjos atómicos, a unidade de célula, ao passo que um sistema cristalino é descrever apenas em termos da geometria da célula unitária. Por exemplo, as estruturas cristalinas cúbicas estão centradas-face que pertencem ao sistema de cristal cúbico.
2. Monocristais: arranjo de átomos, periódico e repetitivo, ininterrupto, células únitarias com mesma ligação e mesma orientação, naturais e artificiais, crecimento difícil, extremidades com crescimentos sem restricões, forma geométrica regular, faces planas.
Policristalinos: composição de critais pequenos chamados de grãos, estágios de solidifação, diferentes orientações cristalográficas, no crescimento à uma adição sucessiva de átomos, à choques estre as extremidades, à também más combinações atômicas.
3. Isotropia é uma propriedade que apresenta o mesmo valor e intensidade, indenpendentemente de direção e sentido, isto é, é uma propriedade não vetorial. Anisotropia é o contrário de isotropia, ou seja, a propriedade tem valores diferentes segundo a direção considerada.
4. Os materiais policristalinos são isotrópicos, os grãos estão orientados aleatoriamente, a tensão externa é aplicada em uma direção, cada orientação cristalina tem seu próprio módulo de elasticidade, o módulo resultante é uma média dos módulos de cada grão, portanto, o valor do módulo de elasticidade medido em amostras policristalinas é um valor médio. Um material policristalino sofrendo um carregamento em uma determinada direção vai ser deformado naquela direção, a deformação é a mesma para todos os grãos, naquela direção, independente de sua orientação particular. Se