Engenharia de Software 7° Edição Roger S.Pressman
O gerenciamento de projetos de software representa a primeira camada do processo de engenharia de software. O gerenciamento de projetos compreende atividades que envolvem medição, estimativa, análise de erros, programação de atividades, monitoração e controle.
A medição prosibilita que gerentes e profissionais entendam melhor o processo de engenharia de software e o produto (software) que ele produz. Usando medidas diretas e indiretas, as métricas de produtividade e qualidade podem ser definidas.
Métricas orientadas tanto ao tamanho como à função são usadas em toda a indústria de software. As métricas orientadas ao tamanho fazem uso das linhas de código como fator normalizante para outras medidas, tais como as medidas de pessoas-mês ou defeitos. O ponto-por-função deriva de medidas do domínio da informação e da avaliação subjetiva da complexidade do problema.
Métricas de qualidade de software, como a métrica de produtividade, concentram-se tanto no processo como no produto. Ao desenvolver e analisar uma linha básica para a qualidade, uma organização pode tomar providências para corrigir aquelas áreas do processo de engenharia de software que são a causa principal dos defeitos do software. Neste capítulo, quatro métricas da qualidade - corretitude, manutenibilidade, integridade e usabilidade - foram discutidas.
A medição resulta em mudança cultural. A coleta de dados, computação das métricas e avaliação dos dados são os três passos que devem ser implementados para se começar um programa de métricas. Ao criar uma linha básica - um banco de dados contendo medições do processo e do produto -, os engenheiros de software e seus gerentes podem obter uma melhor visão do trabalho que realizam e do produto que produzem.
Administração de projetos: estimativas
O planejador do projeto de software deve estimar três coisas antes que um projeto se inicie: quanto tempo ele durará, quanto esforço será exigido e quantas