Engenharia de Software 7° Edição Roger S.Pressman Capítulo 2
1.1 O Papel Evolutivo do Software
Atualmente a indústria de desenvolvimento de softwares se tornou uma das mais importantes indústrias do cenário mundial, o software já se tornou uma tecnologia indispensável para todas as áreas abrangendo desde a economia, ciência, engenharia, telecomunições, entretenimento, medicina e esta cada vez mais onipresente em nosso cotidiano. Mas ao se analisar o software mais profundamente vemos que ele já assumiu um duplo papel onde ele é ao mesmo tempo um produto e um veiculo de entrega de um produto.
Como um produto ele nos disponibiliza todo o potencial de computação presente no hardware de nossos computadores, seja gerenciando um simples celular seja atuando em supercomputadores capazes processar milhares de informações por segundo. E como um veiculo ele nos entrega o mais importante produto de nossa época: A Informação. Ele é capaz de processar e organizar dados mais simples com uma velocidade e precisão que nunca imaginadas a poucos anos atrás.
O software de computadores passou por mudanças significativas nos últimos 50 anos, e influenciando de significativa o desenvolvimento do próprio hardware forçando profundas modificações na própria arquitetura de fabricação dos computadores, criando sistemas cada vez mais sofisticados e complexos.
1.2 Software
O programador solitário de antigamente foi substituído por uma equipe de especialistas em software, cada um se concentrando numa parte necessária e especifica da tecnologia necessária para se produzir uma aplicação mais complexa. Na década de 70 menos de 1% do publico em geral saberia dizer o conceito de software, atualmente sua disseminação em nossas vidas diárias se tornou tão grande que quase todos já possuem ao mínimo uma idéia básica sobre o que seria um software.
Apesar de existirem algumas semelhanças entre o desenvolvimento de softwares e a fabricação de hardwares existem diferenças significativas entre eles. Um