Aves - Doenças virais
Bronquite infecciosa bouba aviaria doença de marek doença de newclaste doença de gamburo; essa são as principais doenças das aves de corte e postura.
segue detalhadamente a bouba aviaria;
Principais sintomas :
Dentre as várias moléstias que podem acometer as aves tem-se abouba aviária, pipoca ou caroço que se caracteriza como uma das moléstias mais comuns no plantel aves. A moléstia é causada por um vírus de dispersão lenta, e acomete galinhas, perus, pombos, pássaros, marrecos, patos, gansos, entre outros causando nódulos na pele dos animais.
A doença causa febre; tristeza e penas arrepiadas; nódulos na crista, barbelas, cabeças, pernas e pés; lesões ao redor das narinas, que podem levar a produção de catarro; lesões sobre as pálpebras que podem produzir lacrimejamento e, eventualmente, perda da visão; e também placas e bolhas na boca.
Transmissão:
A bouba aviária acontece com mais frequência em épocas quentes e chuvosas, e em locais próximos a águas paradas, essa quadro se dá devido ao fato do transmissor da doença ser o mosquito.
Vacinação:
- Geralmente a vacinação se da com o uso de cepa suave para pintos de (1 dia de idade).
Nome comercial: Diftovax Suave
Indicação: Vacina viva liofilizada contra a Bouba Aviária – cepa suave
Apresentação: Caixa com 10 frascos de 1000 e 2000 doses
- E cepa forte em frangas e aves adultas.
Nome comercial: Diftovax Forte
Indicação: Vacina viva liofilizada contra a Bouba Aviária – cepa forte
Apresentação: Caixas com 10 frascos de 1000 doses
O vírus vacinal pode produzir a doença em aves jovens, devendo ser usada apenas para aves adultas ou acima de 21 dias de idade. As aves que estiverem em produção de ovos não devem ser vacinadas. A vacina deve ser aplicada na membrana da asa ou na coxa após retirada as penas.
Tabela 1. Calendário de vacinação para galinhas caipiras de acordo com a fase de criação. Fase Via Período
Newcastle Ocular Mensal