Desenvolvimento de software Adaptativo (DAS)
Sistemas de Informação
Dallison Vasconcelos do nascimento
Hélio Holanda Melo Neto
Kevin Melo
Lucas Costa
Desenvolvimento de software adaptativo (das)
Trabalho apresentado ao Prof. Breno como exigência parcial para a composição da nota da disciplina de Engenharia de Software
RIO BRANCO – 2014
Introdução
James A. (Jim) Highsmith (nascido em 1945), um americano engenheiro de software e autor de livros na área de metodologia de desenvolvimento de software. Criador do Desenvolvimento Adaptativo de Software (DAS), descrito em seu livro de 1999 "Adaptive Software Development". Assunto que será abordado a seguir no intuito de mostrar seus princípios, suas funcionalidades, e seu benefícios.
Desenvolvimento adaptativo de software (DAS)
Método Ágil no desenvolvimento de softwares, proposto por Highsmith, que busca alterar o ciclo de desenvolvimento básico, que é planejar, projetar e construir, trocando tais fases por especular, colaborar e aprender. Essas três fases não precisam ser sequenciais e podem ocorrer simultaneamente.
As vantagens na utilização desse método é que o cliente passa a ter resultados rápidos, ele pode ser aplicado em projetos que precisem de avaliações constantes do cliente e caso seja necessário alguma mudança o planejamento pode ser alterado em qualquer fase do projeto.
Além de fazer com que a equipe tenha um objetivo definido, permitindo que sejam feitas decisões com maior embasamento ele é baseado em características, ou seja, o objetivo é entregar resultados mais palpáveis ao cliente, através de características implementadas no sistema ao invés de outras formas de produtos como, por exemplo, documentação. É Iterativo, a construção deve focar na evolução do produto, busca trabalhar períodos fechados: a equipe deve ter um objetivo definido em um determinado período, priorizando