Métodos ágeis e prescritivos
Métodos foram criados para facilitar o desevolvimento de softwares, entre todos esses métodos, dividimos entre métodos ágeis e preditivos, como tudo no mundo, as técnicas para efetuar esse trabalho continuam em constante desenvolvimento, e com agrande váriedade de métodos, um deles pode-se encaixar prerfeitamente mediante suas necessidades, isso depende apenas de alguns fatores como tempo do projeto, quantidade e necessidade de documentações, tamanho da equipe e assim por diante.
Compararei dois tipos de métodos, ágeis e preditivos, demonstrando assim as diferenças e semelhanças, ganhos e perdas, permitindo caso ocorra a necessidade de escolha entre um deles em seu projeto, possa escolher o mais adequado.
Um pouco sobre Métodos Preditivos
Na Engenharia de Software, processo é um conjunto de passos parcialmente ordenados, cujo objetivo é atingir uma meta: entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que atinja as necessidades de negócio. Geralmente inclui "atividades" como análise de requisitos, programação, testes, entre outras tarefas.
Conlui-se portanto que um processo é composto por atividades relacionadas e os modelos servem para dar uma visão de como é um processo.
Um modelo de processo de software define o que deve ser realizado em cada fase do desenvolvimento e dá as instruções de como realizar essas atividades. Ele serve como um guia, um roteiro para a execução de um processo de desenvolvimento.
Um modelo descritivo retrata como um processo é executado em um ambiente em particular. Já um "modelo prescritivo" retrata como um processo deveria ser executado.
Sendo assim um modelo prescritivo é uma espécie de recomendação que pode ser adaptada ou melhorada (veja os modelos de melhoria de processo CMMI e SPICE) pela empresa de software que for adotá-la.
Esses modelos abrangem três elementos principais: * Processos: determinam quais são as tarefas necessárias e em que