ENGENHARIA DE PRODU O VANESSA TRABALHO
Proporcionam maior facilidade e segurança nas trocas de informações entre o fornecedor e o consumidor, eliminando ruídos na comunicação. Além disso, cria padrões de qualidade, em respeito ao seu consumidor, aos novos mercados que pretende alcançar e, ainda, à imagem de sua empresa e setor industrial.
A Norma Técnica promove a difusão tecnológica, consolidando e estabelecendo parâmetros consensuais entre todas as partes envolvidas. As comissões de estudos a ela relacionadas reúnem agentes especializados nas mais diferentes matérias, que interagem continuamente na troca do conhecimento.
A obediência a uma norma técnica, quando não referendada por uma norma jurídica, não é obrigatória.
As normas técnicas podem ser organizadas em tipos e as autoridades normativas em hierarquias.
A prescedência entre órgãos oficiais é a mesma que há entre normas, conforme a seguinte hierarquia
Norma internacional (ISO) - responsável pelo diálogo entre as várias entidades nacionais de normatização.
Norma nacional (Brasil- ABNT, Alemanha-DIN, Estados Unidos- ANSI, Portugual-IPQ)
Norma regional
Norma organizacional
A ABNT é responsável pela publicação das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Trabalhando em sintonia com governos e com a sociedade, a ABNT contribui para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.
Segundo a ABNT, um processo de