Eng produção
Assumimos o desafio de aplicar Melhorias no Processo Produtivo de uma camisaria. Utilizando os conceitos de Balanceamento de Linha, Gerenciamento de Estoques, Layout e Ergonomia, pesquisados e vistos em sala de aula, buscando otimizar o processo produtivo e maximizar os lucros, minimizando os custos fixos, ociosidade operacional e estoques intermediários.
1. INTRODUÇÃO
Tomamos por base uma empresa fictícia no ramo têxtil, mais precisamente, uma camisaria focada na produção em massa de um único tipo de produto: Camisas sociais. Trata-se de uma empresa de pequeno porte, com aproximadamente 50 funcionários, nacional e não-familiar. A empresa é situada no interior de São Paulo, na cidade de Araraquara (≈ 270Km da capital).
Escolhemos esse modelo de empresa, pois visualizamos possíveis problemas de produção, que solucionados podem atingissem o objetivo principal: O aperfeiçoamento do processo produtivo, gerando crescimento do lucro; bem como, a melhoria das condições de trabalho visando a satisfação dos funcionários, o que diminui os custos do processo (a longo prazo) e também aumentar o lucro (gradativamente).
Vamos abordar quatro pontos principais onde podemos atuar ou executar: layout, balanceamento de linha, gestão de estoques e ergonomia. Considerando que, eles estão diretamente ligados entre si, iremos atuar de forma a gerar a melhoria devida para a obtenção de um processo o mais enxuto e lucrativo possível.
Lembramos que alguns dos pontos citados podem ser melhorados sem a necessidade de investimentos monetários, pois apenas a dedicação e o comprometimento já são suficientes para melhorá-los e obtermos resultados positivos. Como exemplo, podemos citar as mudanças de Layout, que faremos no início e que afetará diretamente a ergonomia do processo, bem como a gestão do estoque, melhorando-os rapidamente.
2. OBJETIVOS
O foco neste trabalho é levar o leitor a