Eng. de Produção
No inicio com Henry Ford com o conceito de grande produção em massa revolucionando o processo produtivo e posteriormente a produção enxuta concebida no japão em 1980 que revoluciona a produção industrial oferecendo produtos de melhor qualidade e menor custo modelo produtivo “ Just in time ” para que a Engenharia de produção ganhasse grande destaque mundial.
No brasil iniciou a industrialização em 1950 com suas primeiras industrias automobilísticas com ponto inicial de desenvolvimento japônes .
A origem do Engenheiro de Produção foi no Estados Unidos, inserido em um ambiente de crescimentos econômico e Industrial com base em grandes desafios tecnológicos e administrativos. O primeiro curso de Engenharia de produção no Brasil surgiu em 1971 na UFRJ. Um curso diferencial pois abrange um estudo aprofundado de todos as outros sistemas.
O profissional na área cabe a administrar a produção, procurando diminuir os custos e aumentando a produtividade. Esse profissional tem que ter um espírito empreendedor e saber trabalhar em equipe com comprometimento para que haja bons resultados .
A atuação no mercado de trabalho do Engenheiro de produção é bem ampla envolve áreas desde gestão de qualidade, planejamento, logística, financeira, marketing, área de indústrias ou mercado financeiro.
A média salarial inicial do Engenheiro de produção pode-se chegar a R$ 2.000,00 com média no seu auge de 12.000,00 por diante.
Já vimos que o Engenheiro de produção abrange seu trabalho em uma área bem extensa de oportunidades, pois vamos dar destaque em uma que ele é bem requisitado que é gerando menos retrabalho dando atenção aos impactos ambientais.
Com o mundo