Eng civil
Trabalho de elaboração de construção de uma ponte feita com macarrão com massa do tipo espaguete, a partir de conhecimentos específicos do curso básico de engenharia utilizando teorias em cálculos de física, técnicas de desenho técnico, pesquisando na internet tipos de pontes já construídas e aplicando todo o conhecimento adquirido na construção destas pontes.
Objetivos do trabalho.
Incentivar os alunos do curso de engenharia da UNIP á executarem os conhecimentos aprendidos em física, calculo, desenho técnico entre outros, assim construindo uma ponte de macarrão capaz de suportar uma força estabelecida em seu centro após dez segundos, está força irá ser aumentada gradativamente até a destruição de parte da ponte. Assim os alunos irão verificar que com os cálculos de física corretos até mesmo algo frágil pode suportar uma força peso maior do que a própria força da estrutura.
Etapas da construção da ponte de macarrão.
Material utilizado.
Lixa N° 1600 (para acabamento)
Luva de PVC (26 gramas cada)
Serra de metal 300 mm
Cola quente (bastão)
Cola Araldite
Macarrão Barilla nº07
Braçadeiras de nylon 3,6 mm x 200 mm
Pincel (para passar a cola)
Thinner (para limpar os pincéis)
Tubo de PVC ½ polegada (20 cm, 50 gramas)
Vergalhão 8 mm (26 gramas)
Óculos de segurança
Cola durepox
Etapas de construção.
Realização de pesquisas e estudos na internet para definir o formato, o design e o modo de construção das estruturas.
Após definirmos o tipo de estrutura mais apropriada para o experimento (tipo de ponte treliçada), realizamos um esboço com medidas reais de nossa ponte.
Pré-selecionamos o material e fazermos testes com os mesmos para colocar à prova sua utilidade e resistência. Testamos 2 tipos de cola para a estrutura, Araldite e cola de Biscuit e para a junção das parte utilizamos cola quente e durepoxi . No teste da Araldite vimos instantaneamente que seria a mais apropriada para a confecção da