Enfermagem
Campus Universitário de Sinop
Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Graduação em Enfermagem
5º Semestre
DALIANE CRISTINA FERREIRA
ATIVIDADE SOBRE DOENÇAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Sinop - MT
2012
DALIANE CRISTINA FERREIRA
ATIVIDADE SOBRE DOENÇAS DO SISTEMA IMUNOLÓGICO
Trabalho apresentado à Disciplina de Saúde Integral do Adulto e do Idoso, sob a orientação da professora Kamilla Maestá.
Sinop - MT
2012
HIV
A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) caracteriza-se pela destruição progressiva e gradativa das células CD4+ pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A imunodeficiência resultante predispõe o cliente às infecções oportunistas, aos canceres incomuns e a outras anormalidades distintas.
Quase todas as células que possuem a molécula CD4+ em sua superfície podem ser infectadas pelo HIV, entre elas monócitos, macrófagos, precursores da medula óssea e células gliais, intestinais e epiteliais. Tais infecções podem causar demência, síndrome consumptiva e anormalidades hematológicas.
A transmissão do HIV ocorre por contato com sangue ou com líquidos corporais e está associada a comportamentos de alto risco identificáveis.
A AIDS é causada por um retrovírus humano classificado como HIV1 ou HIV2. Em todo o mundo, a causa mais comum da AIDS é o HIV1. Esses dois tipos de vírus destroem as células CD4+, que são reguladores e efetores essenciais da resposta imune normal. O HIV é transmitido pelo contato com sangue ou com líquidos corporais infectados. A transmissão resulta de comportamentos de alto risco como compartilhar agulhas contaminadas ou ter relações sexuais sem proteção, principalmente sexo anal, que provoca traumatismos na mucosa. A transmissão também pode ocorrer pela transfusão de sangue ou hemoderivados contaminados. Além disso, o vírus pode passar da mãe infectada ao feto através do contato com a cérvice ou com sangue por ocasião do