contabilidade
1INTRODUÇÃO
O presente trabalho, cuja abordagem está diretamente relacionada à Contabilidade Empresarial e a Legislação e Prática Trabalhista, tenciona lançar luz sobre o impacto dos cálculos da previdência social em atraso,enfatizando osos vencimento e juros acumulados.
Também, nesta pesquisa foi inseri da uma explicação sobre a alteração na estrutura de capital do Supermercado Bom Preço Ltda. onde será acrescido 100.000 quotas no capital social da entidade.
Ainda sobre o assunto contábil referente à contabilização do pagamento do INSS, O trabalho mostra a elaboração de uma GPS. Em seguida o trabalho explica que os contribuintes tem o direito de uma aposentadoria por tempo de contribuição.
Finalizando a obra, temos todo o entendimento sobre forma de tributação SIMPLES. Na seqüência temos as considerações finais.
2 PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA
De acordo com Larousse (2001, p. 798), “Previdência social,é o conjunto de medidas e instituições para a proteção ao trabalhador (e a seus dependentes ou beneficiários), na doença, na velhice, no desemprego, etc”. Partindo desse pressuposto podemos entender que a previdência social é um conjunto de políticas publicas que visam proteger e amparar o trabalhador e seus dependentes, depois de determinado tempo de trabalho.
Há vários indicadores positivos,no entanto, a previdência social ainda é desconhecida por seus 50 milhões de usuários (contribuintes, aposentados, pensionistas, servidores), quase um terço da população brasileira. (SOUZA 2004).
Para Sousa (2004) a previdência pública tem seus benefícios divididos em: aposentadorias por idade, invalidez, tempo de contribuição; pensão por morte; auxílios – doença, reclusão, acidente e suplementar.
Conforme Costa (2009, p. 162), contribuinte da previdência são:
Empresa: firma individual ou