Brinquedoteca
EIXO TEMÁTICO: BRINQUEDOTECA
Introdução
Este trabalho tem por objetivo dissertar sobre conceitos de como o brincar lúdico, especificamente relacionado às Brinquedotecas, são importantes para o desenvolvimento da criança. Pois, entendemos que as mesmas valorizam um aspecto fundamental do dia a dia infantil e constituem-se como um espaço privilegiado para a produção de conhecimento sobre a infância, de comportamento e desenvolvimento infantil.
Na antiguidade, a infância não era valorizada e o brincar não tinha papel fundamental na vida das crianças; o que vem mudando desde então. Nas últimas décadas, no mundo e também no Brasil, a criança passou a ser objeto de estudo e de políticas públicas governamentais de caráter mais abrangente, como a Constituição de 1988, o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e a LDB – Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional de 1996, trouxeram essa nova concepção de infância – tendo como ponto primordial – toda criança tem o direito de brincar (pegar na lei...).
Desta forma, este objeto de estudo, vem abordar a importância da Brinquedoteca na aprendizagem infantil e revelar o quanto é importante o lúdico, brinquedos e brincadeiras nas práticas de ensino das crianças.
Desenvolvimento:
Nos dias atuais é fato que as crianças têm começado a frequentar instituições de educação infantil cada vez mais cedo e é notório que o contexto social que a criança vive, influencia fortemente o seu desenvolvimento e que sendo assim, são passíveis de influências lúdicas em seu cotidiano. Ainda assim, infelizmente, muitas vezes os adultos que convivem e brincam com essas crianças não se dão conta da importância de seus gestos, palavras e movimentos. No entanto, teóricos e pesquisadores da área já reconhecem que a brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem infantil, porque a medida que vão crescendo, trazem para suas brincadeiras o que veem, escutam, observam e experimentam do