Interpretação e produção de texto
Nomes: Ana Luiza da Silva Gomes Bruna Barrozo Carvalho Carlos Rafael da Silva Vieira Camila Inácio de Sousa Thais Felício dos Santos Victor Menezes Souza RA: C11787 – 0
C2801G - 7
B51HAH - 5
C01CHC - 0
C181FF-3
C26793-7
1 - O produtor do texto construiu uma narrativa onde aparecem, dois personagens com características diferentes. Situe os dois personagens e discrimine as diferenças básicas que, segundo o produtor do texto, distinguem um do outro.
R: Inácio da Catingueira – negro, analfabeto, era apenas Inácio.
Francisco Romano – branco, tinha “nome”, era alfabetizado, sua familia era composta por poeta e cantador.
2 - Num nível mais abstrato de leitura, pode-se afirmar que Inácio e Romano cultivam valores diferentes. Basicamente, quais são os valores que caracterizam a cultura de um e de outro?
R: Inácio – Não tinha conhecimento sobre o siginificado das palavras, mas seu conhecimento era adquirido pelas experiências vividas. Diante de um “branco” se achava inferior, se duminuia.
Romano – Tinha ciência, conhecimento, e por isso se tornava arrogante, presunçoso, superior.
3 - Cite uma passagem do texto que sirva para ilustrar que Romano é mais reconhecido socialmente do que Inácio.
R: Inácio da Catingueira, um negro, era apenas Inácio; Romano, pessoa de família, possuía um nome mais comprido ─ era Francisco Romano do Teixeira, irmão de Veríssimo Romano, cangaceiro e poeta.
4 - O texto coloca em confronto dois tipos distintos de cultura, cada um valorizado de modo diferente segundo o ponto de vista de quem analisa.
a) Segundo o ponto de vista da sociedade em que vivem Inácio e Romano, qual das duas formas de cultura é mais valorizada?
R: A cultura de Romano, ele era mais aceito pela sociedade em que vivia, pois era visto como uma figura importante por saber usar palavras difíceis, isso fazia com que ele fosse mais