Energias
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
LEANDRO R. V. HAYNE DA SILVA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: CONCEITO DE ENERGIA POTENCIAL, ENERGIA QUÍMICA, ENERGIA SINÉTICA, ATP E CONTEXTUALIZAÇÃO SOBRE O CICLO DE KREBS.
BELÉM/PA
2014
1 – O QUE É ENERGIA POTENCIAL?
R- Energia potencial é a forma de energia que está associada a um sistema onde ocorre interação entre diferentes corpos e está relacionada com a posição que o determinado corpo ocupa, e sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI), assim como o trabalho, é joule (J). A energia potencial é o nome dado à forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se, por exemplo, sob a forma de movimento, e a energia potencial é derivada de forças conservativas, ou seja, a trajetória do corpo não interfere no trabalho realizado pela força, o que importa é a posição final e a inicial, então o percurso não interfere no valor final da variação da energia potencial.
2- O QUE É ENERGIA QUÍMICA?
R - Energia química é a energia potencial possui ligações denominadas químicas entre os átomos. Sua liberação é percebida, por exemplo, numa combustão. A energia potencial química (dos alimentos) é quando nós comemos e não usamos a energia, ou seja, ela está armazenada (não está em uso). A energia química (dos alimentos) é a energia que está em uso, sendo uma parte transformada e a outra sendo liberada para a natureza em forma de calor. A variação de energia em reações químicas sendo endoenergéticas e exu energético, ou seja, vindo de dentro ou de fora (respectivamente, absorvem ou libertam energia) está relacionada com a ruptura e formação destas ligações químicas entre os átomos das moléculas.
3 – O QUE É ENERGIA CINÉTICA?
R- Energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão.