Energia
1 – INTRODUÇÃO A energia elétrica se tornou muito presente nos dias de hoje, de modo que parece ser impossível conviver sem energia. A energia é formada por uma corrente elétrica entre dois pontos que tem uma diferença de potencial elétrico, podendo ser transformada em movimento, calor ou luz. Esse tipo de energia é amplamente utilizado devido a sua facilidade para o transporte e tem um índice de perda energético bastante baixo durante suas transformações. Pode ser obtida através de várias formas, entre elas por meio de usinas: termoelétricas, hidrelétricas, nucleares, eólicas etc.
2 – ENERGIA MECÂNICA Quando uma força é aplicada sobre um corpo, fazendo com que ele se desloque no espaço, dizemos que essa força realizou um trabalho mecânico. Essa é uma forma comum de manifestação da energia, que denominamos energia mecânica. É baseado nisso que consiste a produção de energia pelas usinas hidrelétricas, maremotrizes e eólicas.
2.1 – ENERGIA HIDRELÉTRICA É o meio de energia mais presente no Brasil, devido ao seu alto potencial hídrico, tanto é que a segunda maior usina hidrelétrica do mundo fica em Foz do Iguaçu, que é a hidrelétrica de Itaipu. Nas usinas hidrelétricas, enormes turbinas são instaladas nas barragens com certo desnível, permitindo que a água que passa pela barragem caia com enorme força sobre as turbinas que são movimentas transformando a energia potencial em energia mecânica, que em seguida é transformada em energia elétrica. A vantagem da energia hidrelétrica é que não há a geração direta de poluentes para o meio ambiente, mas a construção das usinas alaga áreas vizinhas, prejudicando a fauna e a flora local. 2,2 – ENERGIA EÓLICA Esta energia é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aerogeradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica. Assim como outras energias, a eólica também é limpa e renovável o que a torna muito atraente para os dias atuais. Para a sua produção são