Energia
2. Energia
Designa tudo o que pode ser transformado em calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz graças a uma máquina (por exemplo: motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada) ou a um organismo vivo (por exemplo: os músculos). A etimologia tem suas raízes na palavra grega εργοs (ergos), que significa "trabalho".
2.1 Formas de Energia
2.1.1 Energia cinética (Ec)
A energia cinética (Ec) esta associada ao movimento dos corpos. Por exemplo, uma pessoa possui energia cinética quando anda.
Esta depende da: • massa do corpo (m) – quanto maior a massa do corpo , maior a sua energia cinética; • velocidade do corpo (v) – quanto maior a velocidade com que o corpo está animado, maior a sua energia cinética.
E pode ser calculada utilizando a expressão:
[pic]
2.1.2 Energia Potencial
A energia potencial (Ep) esta associada à energia armazenada nos corpos.
Energia Potencial Gravitacional
Qualquer corpo que se encontra afastado da superfície terrestre possui energia potencial gravítica (Epg). Se um corpo está à superfície da Terra (zero metros), a energia potencial gravítica é nula. A Epg depende da:
• massa do corpo (m) – quanto maior a massa de um corpo , maior a sua energia gravítica; • altura (h) – quanto maior a altura , maior a sua energia gravítica.
Pode-se calcular esta energia recorrendo à expressão:
[pic]
Energia Potencial Elétrica
A energia potencial elétrica é a energia associada a uma partícula qualquer com carga elétrica "q" situada a uma distância "d" de outra partícula com carga "Q". É calculada pela expressão:
[pic]
Tem-se respectivamente, na expressão:
k= constante eletrostática do meio em que as cargas estiverem inseridas.
q= carga da partícula à qual "associa-se" a energia potencial elétrica, também chamada carga de prova.
d= distância entre a carga q e a carga fonte Q.
Q= carga fonte Q.